terça-feira, 29 de novembro de 2011

Consultório Nutricional

Hérika Patrícia Andrade de Sousa
Nutricionista - CRN 6 - 5085



Atendimento Nutricional personalizado
 Reeducação Alimentar para todas as idades
 Prevenção e controle de patologias



Av. João Machado 1245, centro - João Pessoa-PB
Tel: (83)3045 0723/ 8705 2219/93278136
E-mail: herikanutrijp@hotmail.com



terça-feira, 22 de novembro de 2011

PANQUECA DE QUINOA




Essa receita surgiu da tentativa de fazer panquecas sem glúten. Peguei a receita clássica de panquecas que tinha e substitui toda farinha de trigo por farinha de quinua.


Massa:

ovos
1 1/2 xícara de quinua
1 xícara de leite
sal a gosto
folhas de manjericão


Bater tudo no liquidificador e depois ir fazendo as panquecas em frigidireira antiaderente com um pouco de óleo.

Recheio
150 gr. de carne guisada
1 fatia de abóbora
2 tomates
Fazer um refogado temperado. Quando estiver pronto, esmagar a abóbora e acrescentar 2 ovos cozidos picados.

Para servir, enfeite com passas e gergelim crocante.

Quinoa


A Quinoa, ou Quinua Real, como também é conhecida, é um grão originário da Bolívia e com alto poder nutritivo. Pra você ter uma idéia, este grão possui proteína de alta qualidade, baixo teor de colesterol, além das grandes quantidades de vitaminas e minerais presentes. O sabor é leve, semelhante à soja e a cada dia conquista espaço na mesa dos brasileiros.
Outra vantagem da quinoa é não ter o glúten em sua composição, dessa forma as pessoas com intolerância ao glúten, a chamada doença celíaca, também podem desfrutar deste alimento.
O grão, que é a forma de mais fácil aquisição, pode ser utilizado de várias maneiras: cozido e temperado como salada, cozido como arroz, utilizado no preparo de sopas, etc.

A farinha é utilizada para preparar mingaus, pães, pudins, massa para panqueca, biscoitos, enfim, basta ter criatividade e aproveitar de diversas formas este alimento.
Você já encontra a quinoa em grãos, farinha e flocos e está disponível em lojas de produtos naturais e alguns supermercados.

Conheça as propriedades nutricionais da quinoa

Em 100g de quinoa:

Calorias: 335 kcal
Carboidratos: 68g 
Proteínas: 12 g
Lipídeos: 5 g
Cálcio: 112 mg
Fósforo: 286 mg
Ferro: 7,5 mg
Fibras: 5,10 g

Além destes nutrientes, outros também estão presentes na quinoa, como vitamina B1, B2, B3, C, E, magnésio, potássio, ferro, zinco e manganês.

Fonte:
EMBRAPA: Fazenda do DF faz primeira colheita comercial de quinoa do País

sábado, 12 de novembro de 2011

Bom dia gente. Vamos fazer um sanduíche especial para manter o tanquinho para o verão!

SANDUÍCHE DE ATUM

2 Colheres de Sopa de Atum Conservado em água (Pode ser  de latinha light);
2 Colheres  de Sopa  de Iogurte Natural Light;
1/2 Ovo Cozido Picado;
1 Colher de Sopa de Salsa Picada;
2 Fatias de Pão Integral
1 Tomate Fatiado;
2 Colheres de Sopa de Mozarela Desnata Ralada


Misture o atum com o iogurte, o ovo e a salsa. Torre o pão na torradeira ou num forno a 150º por 3-5 minutos; deverá estar crocante ao  toque. Cubra generosamente o pão  com amistura de atum, depois coloque a fatia de tomate e o queijo ralado. Ponha de novo na torradeira ou forno e asse até o queijo derreter.

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS: Calorias: 185 - Calorias da Gordura: 60 - Total degordura: 7g - Gordura nsaturada:3g - Colesterol: 80mg -  Sódio: 350mg - Total de Carboidratos: 15g - Fibra alimentar:2g - Açúcar:4g - Proteínas: 19g -  Cálcio: 15 % VD

Qualquer dúvida mandem mensagem.

Bom apetite...

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Entender o "futuro".

        O futuro a Deus pertence, frase muito ouvida e pouco compreendida. Ao planejar viajens, compra de um carro, montar seu próprio negócio, esquecemos que realmente o nosso futuro a Deus pertence e ficamos totalmente desconcertados  quando algo não vai de acordo com o planejamento.
         A vida é um grandioso mistério que nos envolve. Difícil mesmo é entender o que Deus quer de nós. Como descobrir? Devemos aceitar os acontecimentos e pensar sempre que tudo o que acontece é porque Deus quer?
         A busca da felicidade acho que deve ser o caminho mais percorrido por nós, das mais variadas formas, onde nem sempre acertamos, e quando isso acontece, lamentamos, nos culpamos, mas não tentamos procurar a tal felicidade em outos caminhos.
          Busque a Deus em todas as horas, não a ninguém no mundo que  deseja mais a sua felicidade, mas para isso existe a possibilidade de renuncia do passado, talvéz por medo esse caminho não é percorrido, e ficamos a lamentar por tudo.
          Acredite, persevere e espere no Senhor! 

SEMPRE.

                                    "O FUTURO SÓ AO NOSSO DEUS PERTENCE"

Hérika Patrícia

Sedentarismo


DicasDe: Reeducação Alimenta

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

O jejum prolongado obriga o corpo a trabalhar em marcha lenta, diminuindo o ritmo de todas as funções com o objetivo de economizar energia.

"Com essa queda do metabolismo, é possível engordar até comendo menos, pois o corpo entende que há necessidade de formar uma reserva energética", afirma o fisiologista Raul Santos de Oliveira, do Centro de Estudos da Medicina da Atividade Física e do Esporte (CEMAFE).

Para reverter a situação, a melhor saída é cultivar uma dieta balanceada, com refeições a cada três horas, aliada à prática regular de exercícios físicos.
 Reeducação Alimentar

Gravidez e lúpus: pesquisa dá esperança para algumas mulheres


Nos casos em que a doença está controlada, as chances de uma gestação de sucesso são altas

Gravidez: mulheres que não apresentam os sintomas do lúpus até os três primeiros meses têm altas chances de uma gestação de sucesso
Gravidez: mulheres que não apresentam os sintomas do lúpus até os três primeiros meses têm altas chances de uma gestação de sucesso (Jupiterimages/ Thinkstock)
Uma pesquisa promissora feita no Hospital para Cirurgias Especiais, em Nova York, com financiamento do Instituto Nacional de Saúde (NIH, sigla em inglês), pode oferecer esperança para mulheres portadoras de lúpus que desejam engravidar. Segundo os dados apresentados no Encontro Anual do Colégio Americano de Reumatologia, a maior parte das mulheres que tem a doença controlada, estável, pode ter uma gravidez de sucesso.

"Existia um equívoco, baseado em experiências desatualizadas, de que mulheres com lúpus não deveriam engravidar", diz Jane Salmon, autora sênior do estudo, em comunicado do 
Hospital para Cirurgias Especiais. Segundo ela, como os tratamentos atuais estão mais efetivos e há uma melhor compreensão da doença, já é possível identificar casos em que uma gravidez é segura.
Historicamente, mulheres portadoras de lúpus eritematoso sistêmico (LES ou lúpus) vinham sendo aconselhadas a não engravidar para não colocar a si mesmas e ao bebê em risco. O lúpus é uma doença inflamatória crônica, na qual o sistema imunológico de uma pessoa ataca tecidos de seu próprio corpo, podendo causar, assim, complicações durante a gestação.
Gravidez – Na pesquisa, foram avaliadas 333 mulheres grávidas que eram portadoras de lúpus. Todas faziam parte de um programa para identificar biomarcadores que predizem resultados ruins para a gravidez. A equipe de pesquisadores descobriu que 80% das pacientes com lúpus tiveram uma boa gestação.
Pacientes com lúpus podem ficar livres dos sintomas por longos períodos de tempo e, então, viver uma explosão da doença: sintomas como erupção cutânea, dores nas articulações e no peito, pernas inchadas, hematomas e fadiga aparecem em um arroubo.
“A maioria das mulheres com lúpus estável, que é definido quando há uma atividade limitada da doença, têm uma gravidez de sucesso”, diz Salmon. De acordo com a especialista, evitar a gravidez durante os períodos de atividade aumentada da doença é essencial.
Pesquisa – No estudo, duas categorias de complicações na gravidez foram avaliadas: a saúde da mãe e a do feto. A equipe de pesquisadores estudou o desenvolvimento da atividade do lúpus leve, moderada e severa, ou de sintomas súbitos, em gestantes. Para o feto, o estudo examinou o pior resultado (morte) ou situações onde o bem estar da criança poderia requerer hospitalização na UTI.
Das 333 mulheres analisadas, 63 tiveram os piores resultados; 10% tiveram pré-eclâmpsia, uma complicação grave caracterizada pelo aparecimento de hipertensão e de proteína na urina; 10% tiveram sintomas súbitos da doença na 20ª semana e 8% na 32ª semana. Dezenove mulheres tiveram morte do feto e 30 deram à luz antes das 36 semanas ou a crianças em tamanho menor do que o considerado normal.

Fonte: Revista Veja  veja.abril.com.br  06/11/11

sábado, 5 de novembro de 2011

Recomendações Nutricionais

Acne

Preferir
·         Alimentos fonte de isoflavonas: farinha de soja, grão de soja e tofu (estrógeno reduz atividade das glândulas sebáceas);
·         Alimentos fontes de zinco: carnes, ovos nozes, leite; selênio: pão integral, aveia, castanha -de -caju, camarão (reduzem formação de radicais livres responsáveis pela formação da acne);
·         Outros Antioxidantes: Vit. C: laranja, acerola, kiwi, goiaba, mamão, salsinha, pimentão verde, Vit E: semente de girassol e oleaginosas; Vit A: cenoura, abóbora, couve, espinafre;
·         Ácido Pantotênico ( para adequado metabolismo dos ácidos graxos, impedindo a hipersecreção sebácea): semente de girassol, cogumelos, salmão, fígado de galinha e farinha de soja;
·         Alimentos fontes de W-3 (antiinflamatório): peixes gordos ( salmão, sardinha, atum) e folhosos verde –escuros;
·         Alimentos fontes de monoinsaturados ( antiinflamatório e antioxidante): abacate, azeite de oliva extra-virgem, óleo de canola;
·         Em uso da droga isotetriona, fontes de cálcio: leite e derivados, ovos, brócolis, couve-flor; Vit D: óleo de fígado de bacalhau, margarina, manteiga, peixes;
·         Sugestão de suco: 2 fatias de abacaxi, ½ pepino, 1/2 maçã sem semente ( estimula secreções digestivas, fonte de antioxidantes).

Evitar
  • Alimentos alergênicos: frutos do mar, chocolate, amendoim, castanhas, suínos e enlatados;
  • Em uso da droga isotretiona (levam a dislipidemias): fonte de gordura saturada: leite integral, manteiga, embutidos, óleo de coco, bacon, carnes gordas e açúcares simples: bolos, doces, balas, refrescos, refrigerantes;
  • Excesso de W6 (pró inflamatório): óleo de milho, girassol e soja;
  • Mais que um copo de leite integral por dia.
Anemia Ferropriva (deficiência de ferro)

Preferir
·         Vísceras: fígado, rim coração, moela, língua de vaca;
·         Sangue de boi e de galinha;
·         Carne bovina, aves, peixes e ovos;
·         Feijão preto, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja;
·         Quiabo, jiló, beterraba (tubérculos e folhas), espinafre;
·         Inhame, aveia;
·         Jenipapo, figo, ameixa, uva passa, açúcar mascavo, melado, banana-passa, açaí;
·         Alimentos ricos em ferro junto com alimentos ricos em vitamina C como limão, laranja, caju, acerola, abacaxi, tangerina, morango, em forma de suco, as principais refeições ou regue os alimentos ricos em ferro com gotas de limão;
·         Suco sugerido a ser preparado na centrífuga: um pequeno punhado de espinafre, duas beterrabas, suco de duas laranjas.

Evitar
  • Alimentos ricos em ferro junto com alimentos ricos em cálcio (leite e derivados – não mais que 3 porções/dia);
  • Chá preto, chá mate, café, álcool, refrigerante do tipo cola nas refeições;
  • Alimentos industrializados que contenha EDTA (ácido etinoediaminotetracético), pois reduz 50% do ferro não heme.

Artrite Reumatóide

Preferir
  • Dieta hipercalórica e hiperprotéica;
  • Alimentos com nutrientes antiinflamatórios/antioxidantes: vit C (pimentão vermelho e amarelo, tomate, acerola, caju, laranja, limão); vit E (gérmen de trigo, amêndoa, castanha-do-pará, abacate); bromelina (abacaxi); cobre (grãos integrais, fígado, amêndoas); ômega 3(sardinha, atum, salmão, espinafre, cavala, óleo de fígado de bacalhau, couve, bertalha);
  • Suco sugerido na centrífuga: salsa, 2 cenouras, 2 fatias de abacaxi, 1 fatia de gemgibre, 1 folha de couve;
  • Azeite de oliva, óleo de canola, margarina com até 40% de lipídeos;
  • Em caso de xerostomia: balsa de limão/menta, dieta hiper-hídrica (sucos de frutas cítricas: limão, acerola, laranja); alimentos com temperos, ervas; se associada à disfagia vide recomendações para a mesma;
  • Em caso de constante uso de aspirina: alimentos ricos em vit.C e piridoxina (aveia, banana, gérmen de trigo, batata inglesa);
  • Em caso de constante uso de corticóides: alimentos ricos em cálcio: (leite e derivados, ovos, brócolis, couve-flor) e vit.D (peixes, fígado de galinha, camarão, creme de leite, manteiga);
  • Chá de manjericão: para dor reumática;
  • Extrato/chá de gengibre: antiinflamatório.

Evitar
·         Açúcar refinado, farinha refinada de trigo ou milho;
·         Em caso de constante uso de corticóide: sal e alimentos ricos em sódio (enlatados, embutidos, temperos prontos);
·         Álcool, chá preto, chá mate, refrigerante à base de cola;
·         Alimentos associados a possíveis reações alérgicas: carne de porco, boi leite e derivados, milho, frutos do mar, ovos, soja, centeio, aveia, trigo, laranja e uva;
·         Alimentos ricos em gorduras saturadas/trans: margarina com 80% de lipídeos, manteiga, folhados, empadões, bacon, óleo de coco, toucinho e azeite-de-dendê;
·         Suplementos de ferro (podem agravar o processo inflamatório).

Cefaléia

Preferir
  • Preparações com temperatura morna;
  • Peixes gordos (W3= antiinflamatório): cavalinha, salmão, sardinha e anchova;
  • Fontes de magnésio (vasodilatador): hortelã, couve, alho, salsa, broto de trigo;
  • Dieta de eliminação durante 5 dias utilizando alimentos indicados para alergia alimentar: arroz, frango, cenoura, chás claros, banana, pêra, biscoito de maisena.

Evitar
  • Alimentos ricos em tiramina: vinho tinto, pão com fermento, creme de leite, queijo velho, ameixas vermelhas, figo, fígado, salame, salsicha, vagem, berinjela, molho de soja, caldos de carne (contêm concentrados de levedo), azeitona, chocolate, cacau, amendoim, nozes, feijão, couve e manteiga;
  • Doces concentrados: goiabada, doce de leite, marmelada, chocolate;
  • Alimentos ricos em glutamato monossódico: comida congelada, enlatados, maionese, alimentos dietéticos, temperos prontos (cubos em pó), molho de soja;
  • Bebidas ricas em cafeína: chá preto, café, chá mate, refrigerantes à base de cola, achocolatados, capuccino, guaraná natural;
  • Alimentos com corantes (tartrazina principalmente): gelatinas, biscoitos coloridos, refrigerantes de laranja e uva, sorvetes coloridos, balas coloridas;
  • Bebidas geladas, sorvetes e picolé;
  •  Alimentos relacionados a crises alérgicas: leite, trigo, ovos, soja, carne de porco, centeio, aveia, peixe;
  • Frutas cítricas: laranja e uva principalmente;
  • Adoçantes a base de aspartame.

  •                              Hérika Patrícia - Nutricionista

Hábitos que fazem você comer em excesso

A correria do dia-a-dia favorece uma má alimentação, fortalecendo hábitos alimentares errôneos. Hábitos esses que dificultam a perda de peso e abre as portas para as "doenças da sociedade moderna" (hipertensão, aumento do colesterol, problemas cardíacos, diabetes tipo 2, entre outros) afirma a nutricionista Hérika Patrícia Andrade de Sousa.
A reeducação alimentar acompanhada por um profissional de nutrição é sem dúvida a melhor saída para uma vida saudável e feliz.
Abaixo apresentamos 5 situações desfavoráveis a uma perda de peso saudável.
1. Acordar tarde: Esse hábito faz com que você pule a primeira refeição do dia, acumulando "fome" para a próxima refeição, além de, na falta de carboidratos para fornecer energia, o organismo busca essa energia em outras fontes como a proteína que tem o papel de proteger os tecidos  e reparar danos às células, ocasionados também por falta de nutrientes; falta essa causada por uma alimentação errônea. O café da manhã é responsável por essa carga de energia que vai ser necessária para o dia-a-dia, depois de ter passado um grande tempo sem se alimentar (sono). Uma boa alimentação deve conter pelo menos 5 refeições ao dia.
A primeira refeição do dia deve conter carboidratos, proteínas, fibras e lipídeos, na dose certa para cada indivíduo.
2. Não se exercitar: O sedentarismo está tomando conta da sociedade, se tornando com uma até entre crianças, a falta de exercício físico faz com que o metabolismo fique lento, acumulando gorduras, o exercício é preciso em qualquer idade, sempre acompanhado por um profissional ( Educador Físico), que irá orientar o melhor exercício para cada situação.
3. Lanches calóricos: A hora do lanche sempre pede uma fonte de carboidrato simples e muita gordura; o refrigerante é o mais pedido nessas horas.
Lanches com grande quantidade de calorias favorecem o acúmulo de gordura no organismo, ajudando o aparecimento de problemas cardíacos, pressão alta, aumenta a produção de radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce).
Um lanche saudável deve ser leve com alimentos pobres em gordura e em quantidades adequadas. Uma fruta, por exemplo, é uma boa pedida.
4. Não ter tempo para se alimentar: Com a correria da vida moderna, as refeições estão se tornando cada vez mais rápidas, mastigar muito rápido ou não mastigar não dar tempo para que o cérebro perceba a quantidade de comida que está sendo ingerida, não possibilitando a sensação de saciedade, e ainda pode ocasionar problemas digestivos.
5. Fast-foods: Comer fora de casa é mais comum do que se imagina, a falta de tempo para cozinhar obriga o indivíduo a se alimentar em restaurantes que vendem a quilos, onde ocorre uma grande ingestão de alimentos em um pouco espaço de tempo, a ilusão de que se pode comer mais nesses estabelecimentos da a sensação de estar levando vantagem ao comer mais por um valor fixo, " se eu posso comer a quantidade que eu quiser e o valor não aumenta, porque não comer".
A orientação de um (a) nutricionista é de fundamental importância na implantação e manutenção de uma reeducação alimentar, ajudando na melhora da saúde e conseqüentemente introduzindo uma vida melhor.

Hérika Patrícia Andrade de Sousa
Nutricionista - CRN6- 5085

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Estudo aponta lista de alimentos que engordam ou emagrecem

Uma pesquisa feita pela área de medicina da faculdade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriu que a perda de peso vai muito além da dieta e dos exercícios. Fazendo uma análise profunda dos hábitos alimentares de mais de 120 mil pessoas com idades entre 37 e 52 anos, foi possível identificar alimentos que engordam mais e outros que até ajudam na perda de peso, incluindo hábitos que contribuem para uma vida mais saudável.

Os médicos agruparam participantes de outros três estudos, e avaliaram, a cada quatro anos, a relação entre mudanças nos hábitos de estilo de vida e peso. Ao final do estudo, eles encontraram cinco alimentos que são uma grande armadilha para quem quer perder peso e outros cinco que são grandes aliados.

Os alimentos associados ao ganho de peso no período do estudo foram batatas fritas; outras batatas; bebidas adoçadas com açúcar; carne vermelha não processada e carnes vermelhas processadas. Os alimentos ligados ao menor ganho de peso e até mesmo à perda dele - em alguns casos - foram legumes; grãos integrais; frutas; oleaginosas e iogurte.

Os pesquisadores afirmam que a quantidade de gordura total desses alimentos não está fortemente ligada a perda ou ganho de peso, mas sim a qualidade destes.

Além disso, eles notaram que a adoção de outros hábitos, como dormir de 6 a 8 horas por noite, fazer exercícios e assistir menos a TV auxiliaram na  perda de peso.