Maternidade: Começa bem antes da gravidez
Ser mãe começa bem antes de engravidar. Os cuidados devem começar pelo menos 6 meses antes.
A alimentação é peça chave nesse momento. O corpo deve estar preparado par aconchegar um novo ser, onde sua formação depende quase que basicamente da mãe.
A alimentação deve ser balanceada regada de frutas, vegetais, beber pelo menos 8 copos de água por dia, refeições divididas em 6 vezes ao dia,, deve ser em local tranquilo, com mastigações devagar. Você deve manter um acompanhamento de além do ginecologista obstetra, também de um (a) nutricionista.
A partir do momento em que a mulher pensa em engravidar, deve-se ter uma ingestão maior de ácido folico, vitaminas A, C,D e E (vitaminas lipossolúveis), complexo B. Proteínas também devem fazer parte da alimentação da futura mamãe para manter as formações celulares perfeitas.Estar no peso adequado também é muito importante, levando em conta que o execesso de peso pode ocasionar problemas de saúde na mamãe; e se mamãe não está bem o bebê também não está.
Ocorrências previstas durante à gravidez:
1) Anemia - Ocorre principalmente por uma alimentação pobre em ferro e vitamina C. O ferro está presente na carne vermelha, coração de galinha, fígado de boi, rim de boi, coração de boi, peixe, gema de ovo, feijão, lentilha, espinafre, couve, brócolis, abóbora, não esquecer queo ferro dos alimentos émelhor absorvido com uma fonte de vitamina C, então frutas cítricas (laranja, limão, tangerina, acerola, morango, maracujá entre outras) são bem vindas na alimentação da mamãe.
2) Enjôos - Comer menos e com mais frequência, preferir alimentos leves pobres em gordura, não tomar líquidos durante as refeições (preferir 1 hora antes ou depois), não permaneçer muito tempo sem se alimentar(mais de 3 horas) são ações que podem prevenir os enjôos durante a gravidez.
3) Azia - A azia e ou queimação na gravidez ocorre pela volta do conteúdo ácido que é encontrado no estômago, de certa forma pelo crescimento do bebê que faz com que as paredes do útero pressionem o estômago causando a regurgitação. Para prevenir a azia procure não tomar líquidos antes de deitar-se, não deitar após as refeições, elevar a cabeçeira da cama, mastigar bem e devagar, e procurar o médico para desfazer qualquer dúvida.
4) Prisão de Ventre - Na gravidez ocorre um relaxamento maior dos movimentos peristálticos, causando prisão de ventre em quase 80% nas grávidas, para evitar a prisão de ventre beba bastante água (8 copos por dia), consumir mais fibras que são encontradas principalmente nas frutas, vegetais, cereais integrais. Evite o uso de laxantes.
O exercício físico é permitido na gravidez sempre acompanhado por um profissional de educação física, sob conhecimento do médico obstetra e da nutrcionista. O mais indicado é a caminhada.
Hérika Patrícia Andrade de Sousa - Nutricionista CRN-6 5085
Nenhum comentário:
Postar um comentário